São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Familiares das vítimas processam polícia por negligência
Columbine lembra massacre de estudantes sob nova polêmica

das agências internacionais

Sob forte esquema de segurança, a escola secundária Columbine, em Littleton, Colorado (Centro-Oeste dos EUA), fez ontem uma cerimônia para marcar o primeiro aniversário do massacre cometido por dois de seus alunos, o maior do gênero da história do país.
Em 20 de abril de 99, Eric Harris, 18, e Dylan Klebold, 17, entraram fortemente armados no colégio. Mataram 12 estudantes e um professor antes de se suicidarem. Investigações mostraram que eles escolheram a data para coincidir com o aniversário do líder nazista Adolf Hitler.
Ontem, a data foi marcada sob a sombra de nova polêmica em Littleton: famílias das vítimas iniciaram anteontem nove processos contra a polícia da região, acusada de negligência.
Uma das ações diz que a bala que matou o estudante Daniel Rohrbough teria sido, na verdade, disparada de forma acidental por um policial. Outra acusa o Departamento de Polícia de ter impedido um atirador de elite de disparar no momento em que tinha Klebold na sua mira.
Os familiares também responsabilizam a polícia pela morte do professor Dave Sanders. Após levar tiros, ele sangrou por algumas horas numa sala de aula. Os policiais, temendo que os dois assassinos pudessem ter espalhado bombas, demoraram para entrar e resgatar os feridos.
Steve David, porta-voz da polícia de Littleton, afirmou: "Todos estamos revoltados com o que aconteceu. É devastador receber esse tipo de crítica".
Não houve aulas ontem na escola. O Estado recomendou a realização de um minuto de silêncio e o hasteamento da bandeira dos EUA a meio mastro.


Texto Anterior: Eslováquia: Ex-primeiro-ministro é preso por corrupção
Próximo Texto: Canadense fere 5 a facadas em colégio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.