São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criado tribunal para Saddam, diz porta-voz

DA ASSOCIATED PRESS

O Conselho de Governo Iraquiano criou o tribunal que julgará o ex-ditador Saddam Hussein e outros membros de seu regime, sob o qual mais de 300 mil pessoas foram mortas, disse ontem Entefadh Qanbar, porta-voz de Ahmed Chalabi, um dos principais integrantes do conselho.
Segundo Qanbar, o advogado Salem Chalabi, sobrinho de Ahmed, foi escolhido diretor-geral do tribunal. Ele já nomeou uma junta de sete juízes e quatro promotores.
Até o fechamento desta edição, não havia ainda confirmação independente.
O porta-voz disse que o tribunal terá um orçamento de US$ 75 milhões para 2004 e 2005. Outros juízes serão contratados, e a junta passará por um treinamento que inclui direito internacional sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
A data do julgamento ainda não foi marcada. O tribunal e a Promotoria precisam determinar quais serão as acusações contra Saddam, que está sob custódia dos EUA desde sua captura, em dezembro -oito meses após a queda de seu regime.
Segundo Qanbar, o conselho escolheu Salem Chalabi, que estudou nos EUA, para dirigir o tribunal ante uma lei aprovada pelo chefe da administração americana no Iraque, Paul Bremer.


Texto Anterior: Iraque ocupado: Ataque contra prisão mata 22 em Bagdá
Próximo Texto: Terror: Supremo dos EUA analisa Guantánamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.