UOL


São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rumsfeld repete que Al Qaeda está no Irã

DA REUTERS

O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, voltou a dizer ontem que membros da rede Al Qaeda estão operando no Irã e alertou o país -e outras nações- a não servirem de porto seguro para grupos terroristas.
"Não há dúvida de que existem membros da Al Qaeda no Irã. Há também bastante especulação sobre o papel deles no que aconteceu na Arábia Saudita", disse, em referência aos atentados em Riad.
"Países que acolhem organizações terroristas comportam-se como terroristas", afirmou o secretário da Defesa, no Pentágono.
Após os ataques em Riad na semana passada, a administração americana já havia acusado o Irã de permitir que a Al Qaeda operasse a partir de seu território.
Autoridades sauditas prenderam suspeitos que teriam ligação com a rede de Osama bin Laden, responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001.
Os EUA cortaram as relações diplomáticas com o Irã em 1980, depois que foi instaurada a República Islâmica do Irã (1979) e a Embaixada dos EUA em Teerã foi tomada por extremistas, que mantiveram 52 reféns por 444 dias.
O presidente George W. Bush incluiu o Irã -ao lado do Iraque e a Coréia do Norte- como integrantes do "eixo do mal": países que buscariam desenvolver armas de destruição em massa.


Texto Anterior: Polícia saudita anuncia prisão de 3 da Al Qaeda
Próximo Texto: Explosão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.