UOL


São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

"NY Post" publicou texto plagiado

Tablóide de Murdoch também admite fraude

DE NOVA YORK

Após zombar do diário "The New York Times" por causa do escândalo causado pelo jornalista Jayson Blair, acusado de fraudar reportagens, o "New York Post" reconheceu que também publicou reportagem plagiada.
O tablóide publicou a confissão num pequeno texto na edição de ontem. Mas a história foi destacada por seu concorrente direto no mercado nova-iorquino de tablóides, o "Daily News". O "Daily News", aliás, foi quem forçou seu concorrente a admitir o erro, após descobrir semelhanças entre um texto publicado pelo "Post" na semana passada e outro editado pelo tablóide "National Enquirer".
Pressionado, o "Post" emitiu nota culpando o jornalista free-lancer Robin Gregg, que, segundo o diário, admitiu o plágio. Seu texto mostrava que a rede de supermercados Wal-Mart estava desistindo de vender roupas da marca de uma ex-âncora de "talk show" por causa da baixa demanda.
A nota do tablóide, intitulada "Post" enganado por free-lancer", foi publicada como reportagem ontem no diário, que pertence ao empresário Rupert Murdoch, dono de um conglomerado que inclui as TVs Fox e BSkyB.
"Fomos enganados pelo senhor Gregg, e ele nunca mais vai contribuir para o "Post". Agora que sabemos que o "National Enquirer" editara a história, vamos creditar apropriadamente a publicação", disse o editor-chefe do "Post", Col Allan. Allan, assim como seu patrão, Murdoch, nasceu na Austrália. Assim, o "Daily News" não perdeu a chance de se divertir com o concorrente: "Canguru do céu: o "New York Post" tem seu próprio escândalo de plágio".
Em entrevista ao "New York Observer", que será publicada hoje, Blair disse que "não conseguia parar de rir" ao ouvir que o "New York Times" tinha corrigido sua descrição falsa da casa da família da ex-prisioneira de guerra Jessica Lynch, na Virgínia Ocidental.
"Trata-se da minha [mentira] favorita, pois a descrição era totalmente diferente da realidade", disse Blair, segundo a Associated Press. (ROBERTO DIAS)


Texto Anterior: Equipe econômica estuda reduzir imposto de pobres
Próximo Texto: Panorâmica - Colômbia: Militares se apropriam de milhões das Farc
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.