São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Gays temem perseguição do grupo Sendero Luminoso

DA FRANCE PRESSE

Os homossexuais peruanos estão preocupados com ameaças lançadas pelo movimento maoísta Sendero Luminoso de eliminar os membros dessa comunidade, informou ontem um comunicado do Movimento Homossexual de Lima (Mhol).
"Nos panfletos distribuídos em diversas regiões do país na madrugada do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia [17 de maio], a organização Sendero Luminoso também comemorou o 27º aniversário do início de sua luta armada e ameaçou a comunidade homossexual", afirmou a nota do Mhol.
O movimento afirmou que a advertência dos senderistas nos panfletos inclui todos "aqueles que protagonizam atos de nepotismo, abuso de autoridade, assédio ou violação sexual, tráfico de drogas, proxenetismo, alcoolismo, drogas e homossexualismo".
O representante do Mhol, Giovanny Romero, afirmou que, nos próximos dias, tentará marcar uma reunião com o Ministro do Interior, Luis Alva Castro, e com outras autoridades do governo para proteger a comunidade homossexual no Peru.
Romero disse ainda que as ameaças e atos de violência contra os gays no país não são segredo porque, na época de violência política (1980-2000), cerca de 500 homossexuais, travestis e bissexuais foram assassinados devido à sua orientação sexual pelo Sendero Luminoso e o Movimento Revolucionário Túpac Amaru (MRTA), as duas guerrilhas que operaram no Peru.


Texto Anterior: EUA dão ao Paquistão US$ 80 mi por mês
Próximo Texto: EUA: Atirador mata dois e se suicida em uma igreja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.