São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Dan Rather, um dos âncoras mais famosos da TV dos EUA, deixa rede CBS após 44 anos

DA REDAÇÃO

Dan Rather, 74, um dos âncoras mais famosos da TV norte-americana, anunciou ontem que está deixando a CBS após 44 anos no jornalismo da emissora. Seu período final na rede foi obscurecido por um erro cometido em reportagem exibida no "CBS Evening News" sobre a carreira militar do presidente George W. Bush.
Em nota, Rather disse que a saída ocorre após um "prolongado embate" com a CBS. Ele estuda proposta da rede de alta definição HDNet.
Rather -que tinha contrato com a CBS, um dos três grandes canais abertos dos EUA, até novembro deste ano- deixou de ser âncora em março de 2005. Continuava na rede como repórter especial do "60 Minutes" -mas, segundo o próprio jornalista, seus pedidos para cobrir eventos como o furacão Katrina, no ano passado, foram rejeitados pela CBS.
Entre os pontos altos de sua carreira estão as coberturas do assassinato do presidente John Kennedy em 1963 e o escândalo do Watergate. O modo duro de questionar entrevistados levou, em 1974, o então presidente Richard Nixon a perguntar a Rather se ele pretendia concorrer à Presidência. De bate-pronto, Rather retrucou: "Eu não, e o senhor?".
Mas, em 2004, documentos que sustentavam uma reportagem sobre o suposto tratamento especial recebido por Bush quando estava no serviço militar se revelaram mais tarde dúbios.
O presidente da CBS News, Sean McManus, disse que, "de todos os nomes associados à rede, os maiores são [Edward R.] Murrow, [Walter] Cronkite e Rather".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Coréia mantém míssil, EUA acionam defesa
Próximo Texto: Serra Leoa: Taylor chega a Haia para julgamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.