São Paulo, terça-feira, 21 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

EUA firmam pacto de defesa com Nova Déli

DA REDAÇÃO

Ao fim de visita de três dias à Índia, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, firmou ontem um pacto de monitoramento de sistemas de defesa que facilitará a venda de tecnologia militar americana para o país asiático.
Ela anunciou também o estabelecimento de um "diálogo estratégico" entre EUA e Índia, inaugurando um fórum privilegiado de discussões. "Queremos não só manter nossas boas relações, mas aprofundá-las."
O novo pacto permitirá aos EUA monitorarem o uso de sistemas de defesa americanos vendidos aos indianos, com maior controle contra transferência de tecnologia a terceiros. Além prevenir a proliferação nuclear, o monitoramento é uma exigência legal dos EUA para a venda de alguns materiais de defesa.
O acordo chega em momento estratégico: espera-se que a Índia gaste mais de US$ 30 bilhões em cinco anos para modernizar seu arsenal -um terço dos quais irá para a compra de 126 jatos, negociação em que as americanas Lockheed Martin e Boeing têm interesse.
Além disso, Hillary tenta mostrar que a Índia continua cara aos EUA, apesar da parceria com o rival Paquistão.
Ao mesmo tempo, a Índia aprovou dois locais para a construção de usinas de energia nuclear por empresas americanas, resultado de outro acordo, de cooperação nuclear civil, firmado em 2008 sob o ex-presidente George W. Bush.
Esse acordo permitiu à Índia comprar equipamento nuclear civil, apesar de não ser signatária do Tratado de Não Proliferação, e é considerado um marco na melhoria das relações entre os países depois das tensões da Guerra Fria.
O premiê indiano, Manmohan Singh, deverá retribuir a visita com viagem a Washington em 24 de novembro.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Réu assume culpa por ataques em Mumbai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.