São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Sensação do Tea Party causa furor ao admitir que já praticou bruxaria

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

Antes de se envolver em polêmicas por seu ultraconservadorismo cristão, uma das candidatas republicanas ao Senado nos EUA, Christine O'Donnell, fazia piqueniques em altares satânicos.
Não é brincadeira nem jogo sujo dos rivais, mas declaração da própria O'Donnell em uma entrevista de 1999, cujo vídeo agora veio à tona.
Segundo a queridinha do Tea Party (movimento de ultradireita) local, ela já fez "experimentos com bruxaria" e andava com pessoas "que faziam essas coisas".
"Um dos meus primeiros encontros com uma bruxa foi em um altar satânico. Havia um pouco de sangue e coisas assim. Fomos ao cinema e depois fizemos um piquenique à meia-noite no altar."
Foi apenas o último episódio a provocar uma chuva de críticas à candidata, que tem o apoio da ex-governadora do Alasca Sarah Palin.
Ela ganhou fama nacional após vencer, no dia 14, o republicano veterano Mike Castle nas primárias do partido em Delaware.
Além de suspeitas por uso irregular de verbas de campanha, O'Donnell ficou conhecida por chamar a homossexualidade de "distúrbio de identidade", ser contra a masturbação, dizer que a mulher deve se submeter ao marido e por aí vai...
A oposição à candidata, até mesmo dentro de seu partido, está tirando o máximo de proveito do episódio.
O estrategista republicano Karl Rove foi um dos primeiros. "Há muita gente que vai à igreja e vai querer saber que história é essa", disse Rove.
Na última pesquisa do instituto Rasmussen, ela está 11 pontos atrás do democrata Chris Coons (53% a 42%).
O'Donnell tentou fazer pouco caso do episódio no final de semana, perguntando a eleitores: "Quantos de vocês não se envolveram com gente estranha no colégio?".


Texto Anterior: Jornal do México pede orientação a narcocartéis
Próximo Texto: EUA: Eleitor democrata questiona Obama por "fim do sonho"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.