São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

UNIÃO EUROPÉIA

Irlandeses aprovam Tratado de Nice e abrem as portas para expansão da UE
Os irlandeses aprovaram o Tratado de Nice, que, entre outras coisas, prevê a reforma das instituições da União Européia para permitir a entrada de novos membros no bloco, abrindo caminho para a expansão da UE para o leste do continente.
A contagem final do segundo referendo sobre o tratado realizado no país (na primeira, o "não" venceu com 54% dos votos) mostrou que os favoráveis ao "sim" ficaram com 62,89% dos votos. O campo do "não" obteve 37,11% dos votos válidos.
Representantes dos países candidatos à adesão à UE e autoridades européias saudaram a decisão dos irlandeses, afirmando que ela representa um dos sinais políticos mais importantes já enviados aos candidatos (oito países do antigo bloco comunista, além de Chipre e de Malta).
Se o "não" tivesse vencido, os planos de ampliação da UE a partir de 2004 deveriam ser atrasados em ao menos um ano, de acordo com especialistas.



Texto Anterior: Terror: Atentado em feira mata criança no Paquistão
Próximo Texto: Equador: Equilíbrio marca eleição presidencial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.