São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Com ventos de 144 km/h, é o 10º tufão neste ano no país

Tokage, o pior tufão a atingir o Japão desde 91, mata 31 pessoas

Takuya Okabe/"Nishinippon Shimbun"/Associated Press
Onda gigante causada pelo tufão Tokage atinge porto em Beppu, na região de Oita (sul do Japão)


DA REDAÇÃO

Ao menos 31 pessoas morreram e outras 39 foram dadas como desaparecidas com a passagem ontem pelo sul e oeste do Japão do tufão Tokage, o pior a atingir o país desde 1991. Os números são da agência de notícias Kyodo, com base em fontes oficiais.
O Tokage -lagarto, em japonês- deixou outros 200 feridos e ao menos 265 mil casas sem eletricidade, segundo a polícia.
Décimo tufão a atingir o Japão neste ano e o segundo em menos de duas semanas, com ventos de 144 km/h, o Tokage provocou deslizamentos e enchentes e fez com que ao menos 9.900 pessoas deixassem suas casas.
Uma das áreas mais afetadas foi a Prefeitura (Estado) de Kochi, na ilha de Shikoku. Mortos no local incluem uma família de três pessoas que estava em uma casa que foi destruída pelas ondas.
As autoridades acreditam que muitos dos desaparecidos estejam sob os deslizamentos de terra ou tenham sido levados pelas altas ondas. O serviço meteorológico havia alertado para a ocorrência de ondas de até nove metros de altura em toda a costa sul.
Nas regiões afetadas, serviços de transporte público foram interrompidos e mais de 900 vôos foram cancelados.
Seis das oito refinarias de petróleo japonesas interromperam o transporte do produto no sul, oeste e centro do país. A Toyota, segundo maior fabricante de carros do mundo, parou a produção em 12 de suas fábricas.
No final do dia, o Tokage perdeu intensidade e foi rebaixado para a categoria de tempestade tropical, com ventos de 90 km/h.
Segundo a agência meteorológica, a tempestade se aproximava da região central de Nagano, cerca de 180 km a noroeste de Tóquio. A expectativa é que o fenômeno avance sobre a capital e pela costa do Pacífico antes de chegar ao oceano na quinta-feira.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Rússia: Human Rights denuncia sadismo no Exército russo
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Ameaçado, Sharon recebe maior aparato de proteção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.