São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE NA MIRA

Chefe de inspetores se queixa de falta de cooperação por parte de Washington e Londres

EUA tentam convencer ONU a declarar guerra

DA REDAÇÃO

Os EUA começaram ontem a tentar convencer membros do Conselho de Segurança (CS) da ONU a declarar que o Iraque está violando a resolução 1441 e a autorizar uma guerra. Mas nem inspetores nem outros membros do CS se uniram aos EUA na declaração de "violação material" por parte de Bagdá. O chefe dos inspetores da ONU, Hans Blix, disse que Washington e Londres não estão lhe dando as informações que precisa para verificar se o Iraque está escondendo armas, como eles alegam.
Funcionários do governo dos EUA afirmaram que o presidente George W. Bush aproveitaria uma reunião sobre a questão israelo-palestina com diplomatas da ONU, da Rússia e da União Européia em Washington para defender uma linha mais dura na ONU.
Além disso, o embaixador dos EUA na ONU, John Negroponte, afirmou ontem que faria consultas ao CS e aliados dos EUA.
Questionado se ele estava recebendo toda a cooperação que desejava de agências de inteligência ocidentais, Blix disse: "Ainda não. Recebemos algumas [informações], mas não recebemos todas."
"Se o Reino Unido e os EUA estão convencidos [de que o Iraque tem armas de destruição em massa] -e eles dizem que têm provas-, então seria de se esperar que eles fossem capazes de nos dizer onde está tudo isso", afirmou.
Mas Blix disse: "Se os iraquianos cooperassem integralmente conosco, não precisaríamos de informações de inteligência".
Questionado se o dossiê iraquiano de 12 mil páginas era completo, Blix respondeu que sua equipe ainda não sabia. "Pode ou não ser. Não achamos que o Iraque tenha fornecido provas de apoio adequadas e, portanto, diríamos que o CS não pode ter confiança de que esse é um documento completo."
O CS deve fazer nova reunião sobre o dossiê do Iraque em 9 ou 10 de janeiro, disseram fontes diplomáticas. Os inspetores devem entregar um relatório sobre seu trabalho ao CS até 27 de janeiro.
Washington afirmou que já estava fornecendo a Blix as informações de que ele precisa e que passaria novos dados em breve.
"Forneceremos aos inspetores toda a assistência possível e todo o apoio de que precisam para ter sucesso em sua missão crucial. E já estamos fazendo isso", disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
Mais tarde, fontes no governo afirmaram que os EUA passariam novas informações a Blix "hoje [ontem] ou no fim de semana" sobre locais onde o Iraque pode estar escondendo armas.
Anteontem, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse que Bagdá estava em "violação material" da resolução 1441 por omitir dados em seu dossiê sobre armas de destruição em massa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Argentina: Dona do "Clarín" vai para prisão domiciliar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.