São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOCIEDADE

Cantor critica preconceito

Elton John oficializa hoje sua união com cineasta

DA REDAÇÃO

O cantor pop Elton John participa hoje da cerimônia de sua união civil com o cineasta David Furnish. O evento ocorre em Windsor, subúrbio de Londres, no mesmo local em que o príncipe Charles se casou em abril.
Anteontem, começou a valer a lei que dá à união civil homossexual no Reino Unido o mesmo estatuto legal do casamento. Em texto publicado domingo no periódico britânico "The Observer", Elton John manifestou preocupação com o preconceito que os homossexuais sofrem pelo mundo.
"Sou, há muito tempo, colaborador da Anistia Internacional, que estima que cerca de 80 países ainda criminalizem as relações entre adultos do mesmo sexo."
O cantor disse que a discriminação aos homossexuais viola os direitos humanos e citou casos como o de Steve Harvey, ativista jamaicano morto no Dia Mundial da Aids, 1º de dezembro. Os assassinos teriam perguntado sua opção sexual antes de matá-lo.
"O que acontece na Jamaica mostra como é importante que os governos e a lei dêem um bom exemplo. É precisamente porque a homossexualidade é crime na Jamaica que pessoas comuns acham certo odiar e excluir os gays. Não demorará para esse ódio tornar-se violência."
O primeiro país a legalizar a união entre homossexuais foi a Dinamarca, em 1989. Outros, como França e Portugal, e 11 Estados dos EUA têm leis similares.

Despedida de solteiro
Anteontem, uma boate de Londres recebeu celebridades para a despedida de solteiro de Elton John. Garçons engravatados -mas sem camisa- serviram champanhe aos convidados, que receberam do anfitrião a orientação de não trazer presentes, fazendo em vez disso doações a ONGs relacionadas à Aids.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA: Greve de transportes paralisa Nova York
Próximo Texto: América do Sul: Contratos petroleiros são ilegais, diz Morales
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.