São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleito diz à TV Al Jazira que Bush é terrorista

DA REUTERS

Evo Morales, presidente eleito da Bolívia, chamou ontem George W. Bush, presidente dos EUA, de "terrorista", em entrevista à rede de TV árabe Al Jazira.
"O único terrorista que eu conheço neste mundo é Bush. Suas intervenções militares, como no Iraque, aquilo é terrorismo de Estado", disse Morales.
"Há uma diferença entre pessoas lutando por uma causa e o que terroristas fazem", acrescentou. "Hoje, na Bolívia e na América Latina, não é mais o povo que ergue suas armas contra o imperialismo, mas é o imperialismo que ergue suas armas contra o povo por meio de intervenções e bases militares."
Morales opõe-se à estratégia dos EUA de combate às drogas e demonstra admiração pelo presidente Hugo Chávez, da Venezuela, e pelo ditador Fidel Castro, de Cuba. Anteontem, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse que o comportamento de Morales será observado "para determinar o curso das relações" entre os dois países.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Artigo: Chance de reinventar a democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.