São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Califórnia, ONG age para anular 18 mil uniões gays

DA ASSOCIATED PRESS

Uma organização de opositores do casamento gay na Califórnia, a mesma que propôs e venceu referendo para proibir uniões do tipo em novembro passado, apresentou recurso na Corte Suprema californiana para anular os 18.000 casamentos entre homossexuais realizados no Estado em 2008.
Em consulta em 4 de novembro, coincidindo com as eleições presidenciais, os californianos aprovaram incluir na Constituição do Estado um trecho: "só é legal e reconhecido quando união entre um homem e uma mulher".
A ONG ProtectMarriage.com (proteja o casamento) diz que a rejeição ao casamento gay foi "clara. Não existem cláusulas condicionais, de exceção ou exclusão" e, por isso, defende o anulação das uniões já feitas. Ativistas e a Procuradoria do Estado afirmam que o banimento não é retroativo.
A nova ofensiva é uma reação da organização à decisão da Corte Suprema do Estado de analisar três recursos contra os resultados do referendo. O tribunal anunciou que falará sobre o tema, mas não deu data.
O casamento gay havia começado a valer na Califórnia em junho deste ano, com uma decisão da Corte Suprema que considerou a proibição discriminatória.


Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Política científica: Obama nomeia time de ciência e tecnologia
Próximo Texto: Discurso de Bolívar vira mote para barrar Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.