São Paulo, segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço de trem Reino Unido-França é suspenso

A poucos dias das festas de final de ano, mais de 55 mil passageiros tiveram suas passagens canceladas

DA REDAÇÃO

A única ligação ferroviária de passageiros conectando o Reino Unido ao resto da Europa permanecerá fechada hoje pelo terceiro dia consecutivo, anunciou ontem a Eurostar, responsável pelo serviço, que seguirá parado "por tempo indefinido".
A paralisação ocorre enquanto engenheiros investigam o que pode ter acontecido na última sexta-feira, quando um defeito deixou cerca de 2.000 pessoas presas por várias horas -e às escuras- no túnel sob o canal da Mancha.
Os trens que falharam chegaram a Londres com dez horas de atraso. Os passageiros reclamaram das condições em que ficaram -sem informações, água ou comida. Na tentativa de minimizar os danos, a Eurostar reembolsou os passageiros com o valor da passagem, ofereceu uma compensação de 150 libras (aproximadamente R$ 430) e um bilhete grátis.
A apenas alguns dias das festas de fim de ano e com viagens de mais de 55 mil passageiros já canceladas, a companhia está sob intensa pressão para descobrir o motivo da falha. "Todos os serviços estão suspensos até que seja descoberto o que aconteceu", disse Richard Brown ao canal de televisão BBC.
A empresa suspeita de uma pane elétrica, que teria acontecido quando os trens, que trafegavam no frio, entraram no túnel, mais quente. O norte da França enfrenta o inverno mais frio em anos.
Segundo a Eurostar, cerca de 24 mil pessoas estão atualmente bloqueadas dos dois lados do Canal da Mancha, esperando para cruzá-lo.
Para aqueles que buscam rotas alternativas entre Paris, Bruxelas e Londres, as notícias não são muito animadoras. Os aeroportos de Bruxelas, Charleroi e Liège, na Bélgica, pararam de funcionar por causa da neve. Em Paris, no aeroporto Charles de Gaulle, 40% dos voos previstos para a manhã de ontem haviam sido cancelados.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Irã empreende retirada parcial de campo petrolífero iraquiano
Próximo Texto: Doze presos de Guantánamo são enviados a seus países
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.