São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANGOLA
ONU deve manter tropas de paz no país
Choques entre Unita e governo aumentam

das agências internacionais

O governo angolano intensificou ontem o recrutamento de soldados em Luanda (capital do país), no mesmo dia em que a guerrilha Unita disse ter derrotado as forças governistas em importante batalha no norte do país.
Segundo um assessor de Jonas Savimbi, líder da Unita, a guerrilha conquistou a ponte Porto Salazar, que atravessa o rio Cuanza, o maior de Angola. A ponte, a cerca de 250 km de Luanda, é considerada ponto estratégico. A Unita disse ter matado 97 soldados angolanos.
Os combates entre o governo do presidente José Eduardo dos Santos e a guerrilha, reduzidos a choques esporádicos após a assinatura de acordo de paz em 1994, intensificaram-se depois de uma ofensiva das forças legalistas lançada no início do mês passado.
Ontem, o Conselho de Segurança da ONU pediu que sejam mantidas as tropas de paz no país africano. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, recomendou recentemente a retirada de suas tropas de Angola após a derrubada de dois aviões da organização, que causou a morte de 23 pessoas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.