São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

FRANÇA

Partido de Chirac perde força no primeiro turno da eleição regional francesa
Segundo pesquisa de boca-de-urna realizada ao final da votação no primeiro turno da eleição regional na França, o partido de extrema direita Frente Nacional e o Partido Socialista conseguiram mais votos que na última eleição, aumentando a incerteza sobre o futuro do premiê Jean-Pierre Raffarin (centro-direita).
Pela pesquisa, o partido de esquerda tem 40% dos votos; o de centro-direita, 34%; e a Frente Nacional, 17%, uma de suas melhores marcas em eleições.
Esse cenário, somado a protestos e greves, serviu como aviso a Raffarin. As queixas são o alto nível de desemprego e os cortes no Orçamento do Estado.
"O governo sai dessa eleição em uma posição difícil, e o presidente [Jacques Chirac] pode ser forçado a tomar decisões", disse o analista Jean-Marc Lech.
Em Poitou-Charentes, região que Raffarin governou por 14 anos antes de se tornar premiê, em 2002, a esquerda aparece na frente, segundo a boca-de-urna.


Texto Anterior: Eleição: Protesto pede recontagem em Taiwan
Próximo Texto: Haiti: Forças de paz sofrem primeira baixa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.