São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE recomenda suspensão de pedido de visto

DE GENEBRA

A União Europeia recomendou que seus países-membros suspendam temporariamente a exigência de visto para viajantes afetados pelo apagão aéreo que parou a Europa do dia 15 até anteontem e ainda atravanca seus aeroportos.
Cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar nos 25 países do espaço Schengen (a área livre de controle fronteiriço dentro do bloco europeu), mas sua estada como turista é limitada a 90 dias.
Para a Comissão Europeia, quem tinha visto de curta duração que expirou no dia 15 ou logo depois deve ser eximido de apresentar o documento durante a crise aérea. Apesar de a maior parte dos voos ter sido retomada, a situação nos aeroportos ainda é complicada por conta da demanda acumulada.

"Atenção especial"
"Muita gente não conseguiu sair do território de um país-membro antes da expiração do visto de curto prazo", disse a Comissão em comunicado, pedindo atenção especial devido ao "enorme número de envolvidos". O órgão executivo da UE pede ainda que o atraso na saída não seja anotado nos passaportes, como é praxe (o que dificulta viagens posteriores ao continente).
Quem não pretendia inicialmente entrar no espaço Schengen -que engloba 25 países europeus- mas precisou fazê-lo por conta do apagão também deve ser eximido. Esses viajantes, no entanto, devem receber vistos provisórios sem precisar pagar taxas. (LC)


Texto Anterior: Brigadeiro: "Viajantes são sempre as maiores vítimas das crises"
Próximo Texto: Obama visa agilizar indicação ao Supremo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.