UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte revoga indenização bilionária

DA REDAÇÃO

Uma corte de apelação do Estado da Flórida anulou ontem uma indenização recorde de US$ 145 bilhões em favor de milhares de fumantes americanos contra fabricantes de cigarro. Segundo a decisão, o caso não deveria ter sido julgado como ação coletiva.
A Corte de Apelação do 3º Distrito argumentou que os fumantes não poderiam formar um único grupo em ação contra os cinco maiores fabricantes de cigarros norte-americanos porque não há suficientes interesses em comum.
Ao eliminar o status coletivo, a corte de apelação, formada por três juízes, anulou a indenização que o júri do condado de Miami-Dade havia concedido a um grupo de fumantes doentes da Flórida em 2000, após julgamento que durou dois anos.
Os advogados dos fumantes não comentaram a decisão. Margaret Amodeo, cujo marido iria receber US$ 5,8 milhões por causa de um câncer na garganta, afirmou que o casal estava "muito desapontado".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saúde: 192 países aprovam o tratado antitabagista
Próximo Texto: Panorâmica - Lixo nuclear: Rússia recebe ajuda para tratar material
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.