São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diário de Teerã

Sérgio Dávila

PIRATARIA SIM 1
Nos Internet Cafés, vários computadores ligados trazem o aviso: "Essa versão do Windows é pirata; clique aqui para resolver este problema". Obviamente, ninguém clica, jamais.

PIRATARIA SIM 2
Pelo mesmo motivo, vários sites ocidentais, como o www.yousendit.com, bloqueiam a entrada de computadores cujo endereço seja do Irã.

PIRATARIA SIM 3
Pelo mesmo motivo, quiosques nas ruas vendem CDs com a mais recente versão do software Office, da Microsoft, por apenas US$ 1 -dezenas e dezenas de vezes mais barato que o original.

LIBERDADE NÃO 1
Por outros motivos, vários sites são bloqueados pelo governo iraniano. Uma busca recente no Google que envolvia as palavras "women" e "men" (no caso, o título de um livro de auto-ajuda à venda -em versão pirata- nas livrarias locais) deu o aviso, em farsi: "Pare! Você está tentando entrar em um site cujo conteúdo fere as leis islâmicas".

LIBERDADE NÃO 2
E o site de relacionamentos Orkut, onde os iranianos já foram o terceiro maior grupo, também está proibido. Muitos jovens usavam a rede para venda de drogas e prostituição, disse o governo. Na verdade, o que proliferavam eram as comunidades reformistas, disseram alguns jovens.

LÁ VEM O BRASIL 1
"Governador de São Paulo diz que violência é um aviso aos ricos", era a manchete de ontem da seção de notícias internacionais do jornal "Tehran Times", um dos três diários de língua inglesa publicados no país.

LÁ VEM O BRASIL 2
"Policiais brasileiros matam 33 suspeitos de serem membros de gangue", estampava outro, o "Iran News".

LÁ VEM O BRASIL 3
E o Le Café, uma das "coffee shops" que são moda na cidade, tem no suco Vitamine C Beresilen seu hit de vendas. É um caldo intragável feito a partir de um pó amarelo com quilos de açúcar.


Texto Anterior: Iranianas fazem das roupas arma de liberação
Próximo Texto: Livro não dita moda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.