São Paulo, quarta-feira, 22 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Chávez revisará relações com Colômbia por acordo com EUA

DA EFE

Dois meses depois de reenviar embaixador para a Colômbia, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou anteontem que revisará as relações diplomáticas com o país em razão do acordo negociado pelo governo de Álvaro Uribe com os EUA, que visa aumentar a presença militar americana em território colombiano.
À TV estatal venezuelana Chávez disse que, apesar de o acordo em andamento prever o controle de Bogotá sobre as instalações a serem usadas pelos EUA, as tropas americanas "fazem e acontecem" na Colômbia, e isso constitui uma ameaça à Venezuela -que compartilha cerca de 2.200 km de fronteira com a Colômbia.
"Eles [governo colombiano] estão abrindo as portas a quem nos agride permanentemente e a quem prepara novas agressões contra nós", disse Chávez.
Na semana passada, a Colômbia confirmou que negocia com a Casa Branca o recebimento de até 800 militares e 600 civis em pelo menos três bases do país para "cooperação militar" no combate ao narcotráfico e à guerrilha. Os EUA reporiam assim a perda da base de Manta, no Equador, concretizada na semana passada.
A declaração de Chávez volta a tencionar sua relação com Uribe, marcada por idas e vindas. Nas duas maiores crises diplomáticas entre os governos, em 2005 e 2007, houve retirada de embaixadores de ambos os lados.


Texto Anterior: Argentina: Cristina inicia diálogo com governadores da oposição
Próximo Texto: Casa Branca adia relatório crucial sobre Guantánamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.