São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-editor diz que filho de Murdoch mentiu ao depor no Parlamento

Colin Myler afirma que empresário foi informado sobre escutas

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Um ex-editor do "News of the World" e um ex-chefe do departamento jurídico do jornal afirmaram ontem que James Murdoch mentiu no depoimento a parlamentares do Reino Unido na terça-feira.
James, filho de Rupert Murdoch, é o responsável pela operação das empresas do pai na Europa. Na terça, os dois depuseram na comissão que apura crimes cometidos pelo jornal, que inclui escutas ilegais de telefone.
Parlamentares e a polícia querem saber desde quando os Murdoch estão cientes que escutas eram praticadas.
James diz que só tomou conhecimento no final do ano passado. Mas há um ponto que indica contradição e que foi explorado no depoimento de terça: por que James autorizou, então, que uma vítima de escutas recebesse uma indenização em 2008?
O empresário disse que na época pensou que fosse um caso de danos morais. É essa parte contestada por Colin Myler, que editava o "NoW" até que fosse fechado, há duas semanas, e Tom Crone (do departamento jurídico).
Segundo eles, James teve à época acesso a e-mail que explicitava as escutas. O comitê do Parlamento diz que a divergência é séria e pretende pedir esclarecimentos. Em nota, James afirma que mantém sua versão. Ontem, a polícia confirmou que irá ampliar a investigação além do "NoW".
Pediu documentos de uma apuração concluída em 2006 que encontrou indícios de que outros jornais pagavam uma empresa de detetives em troca de informações.
Entre os citados pelas comissão há tabloides, mas também jornais de qualidade, como "The Observer". Os jornais dizem que não tiveram acesso aos papéis e não têm como se defender.
Na política, continuam as pressões sobre o premiê David Cameron. Ontem, o sub-primeiro-ministro, Nick Clegg, deu entrevistas na qual queria falar de crise na Europa. Mas a maioria das perguntas foi sobre as relações de Cameron com os Murdoch.


Texto Anterior: Jornal é condenado por falar mal de Correa
Próximo Texto: Violência aumenta em reduto de gangues na capital do Haiti
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.