São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

GUERRA CIVIL

Guerrilha colombiana sequestra 27 turistas em praia na costa norte do país
Guerrilheiros do ELN (Exército de Libertação Nacional) sequestraram 27 pessoas que participavam de uma pescaria na Província (Estado) de Chocó, no norte da Colômbia, anunciou ontem o governo local.
Armados com rifles e vestidos com uniformes camuflados, os rebeldes do ELN -segunda maior guerrilha do país- inicialmente retiveram 80 pessoas da cidade de Cali que pescavam em Chocó. Parte do grupo foi liberada após um interrogatório.
"Um grupo do ELN sequestrou os turistas. Eles os obrigaram a entrar em barcos e fugiram", disse Yamit Yurgaqui, secretário do Interior de Chocó. O incidente teria ocorrido no sábado ou no domingo.
Segundo Yurgaqui, membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), maior guerrilha do país, mantêm até mil moradores do município de Riosucio como reféns.
Os sequestros ocorreram apesar do estado de exceção declarado na semana passada pelo governo do presidente Álvaro Uribe, para combater a violência. Uribe assumiu o cargo no dia 7, após ser eleito no primeiro turno da eleição prometendo pulso firme contra os grupos armados ilegais.


Texto Anterior: Ásia: Presidente paquistanês se dá mais poderes e estende seu mandato
Próximo Texto: Alemanha: Invasores de embaixada pediram asilo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.