São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAGUAI

Lugo muda comando militar e prefere policiais para escolta

DA REDAÇÃO

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, nomeou ontem novos comandantes para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica e também trocou a maioria dos demais altos postos militares.
A exceção foi o general Bernardino Soto Estigarribia, que manteve o maior cargo na hierarquia, o de comandante das Forças Militares. Na terça, o esquerdista Lugo, que assumiu no dia 15, trocou o comando da Polícia Nacional. As duas instituições são tidas como desafio ao governo, em especial pelos episódios de corrupção.
É uma tradição a substituição de comandantes militares com a mudança de governo. Mas o governo Lugo, que põe fim a 61 anos de poder do Partido Colorado, atrai atenção ao tema. Há uma histórica ligação entre colorados e militares. O ditador e general Alfredo Stroessner (1954-1989) comandava a legenda e obrigava oficiais a se filiar.
Antes mesmo da posse, vários generais elogiaram a eleição de Lugo e lembraram a institucionalização das Forças. Segundo o jornal local "Última Hora", porém, há mal-estar entre o general Soto e o ministro da Defesa, o general da reserva Luis Bareiro Spaini. O ministro teria decidido os postos à revelia do comandante. Spaini passou à reserva em 2005, por divergência com o comandante militar que cuidava da segurança da Presidência.
Lugo também decidiu que a polícia, e não militares, farão sua segurança direta.
Ontem, o ex-presidente colorado Nicanor Duarte (2003-2008) tentou, sem êxito, assumir o cargo de senador para o qual foi eleito em abril. O PLRA, principal sigla da coalização de Lugo, impediu que a seção tivesse quórum porque diz que Duarte concorreu ilegalmente enquanto era presidente. Como ex-mandatário, ele já tem direito a voz, mas não a voto no Senado.


Texto Anterior: Chávez ataca governador que rompeu com governo
Próximo Texto: Bolívia: Pecuaristas anunciam locaute em protesto contra Morales
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.