UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

11 DE SETEMBRO

Terrorista dá detalhes

Operação começou a ser planejada em 1996

DA ASSOCIATED PRESS

O integrante da rede Al Qaeda Khalid Shaikh Mohammed, acusado de ser um dos idealizadores dos atentados de 11 de setembro de 2001, disse a interrogadores americanos que os atentados contra o World Trade Center e o Pentágono começaram a ser discutidos com Osama bin Laden em 1996.
Mohammed foi capturado em março numa ação de forças paquistanesas e da CIA no Paquistão. Ele está sendo interrogado pela CIA em lugar não-revelado.
Em 1996, Mohammed procurou Bin Laden para persuadir o líder da Al Qaeda a "dar-lhe dinheiro e operativos para que pudesse sequestrar dez jatos nos EUA e lançá-los contra alvos", diz um dos relatórios de interrogatório ao qual a "Associated Press" teve acesso.
Segundo o depoimento, o plano original previa o sequestro de cinco jatos comerciais em cada costa dos Estados Unidos, mas foi modificado por Bin Laden, que não estava convencido de sua praticidade.
Mohammed disse que, para começar, Bin Laden colocou quatro homens à sua disposição. Tudo o que eles sabiam é que eram voluntários para uma operação de martírio envolvendo aviões.
Segundo Mohammed, em seus estágios finais o plano previa a ação de 22 terroristas apenas numa primeira onda de ataques. Uma segunda onda seria lançada por aliados da Al Qaeda no sudeste da Ásia. Mas Bin Laden também desistiu da ação na Ásia.
O acusado também disse a seus interrogadores que os grupos de sequestro eram originalmente compostos por pessoas de várias nacionalidades, mas que, no final, Bin Laden optou por usar um grupo grande de sauditas.
Segundo serviços de inteligência dos EUA, os sauditas foram escolhidos porque eram os mais numerosos dos seguidores da Al Qaeda e porque encontrariam menos dificuldades para entrar nos EUA, dadas as boas relações entre Riad e Washington.


Texto Anterior: Ataques matam 3 soldados americanos e ferem 13
Próximo Texto: Afeganistão: Mulá Omar organizaria resistência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.