UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRLANDA DO NORTE

IRA destrói armas

Protestantes freiam negociações de paz

DA REDAÇÃO

Em um esforço para retomar o processo de paz entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte, o IRA (Exército Republicano Irlandês) destruiu ontem um total "consideravelmente grande" de armas, segundo um monitor independente. Mas o líder do Partido Unionista do Ulster, David Trimble, disse que a ação não foi "transparente o bastante" e suspendeu a negociação de paz.
Os unionistas, protestantes, querem a manutenção da Irlanda do Norte como território britânico, em oposição aos republicanos, que pedem a anexação do país à Irlanda numa única República irlandesa católica. O conflito já deixou mais de 3.000 mortos.
O premiê britânico, Tony Blair, que participa do debate, afirmou que levará "uns dias" para retomar o processo -pouco antes, Blair ratificara a data da eleição parlamentar norte-irlandesa, 26 de novembro. O pleito reativaria a Assembléia da Irlanda e a administração conjunta católico-protestante, que ruiu há um ano após um escândalo político.
O desarmamento do IRA faz parte da negociação. O general canadense John de Chastelain, que monitorou a operação, disse que a quantidade de armas destruídas foi maior do que em dois atos anteriores, em 2001 e 2002. O IRA exigiu sigilo sobre o total de armas destruídas e o local da ação.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Urbanismo: Teatro reanima centro de Los Angeles
Próximo Texto: Panorâmica - Guerra ao terror: Mentor do 11 de Setembro é suspeito de matar Pearl
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.