São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRAGÉDIA


Explosão em mina de carvão na China mata 60 e deixa pelo menos 88 presos
A explosão de uma mina estatal de carvão anteontem à noite na China deixou pelo menos 60 mortos. Outros 88 mineiros ficaram presos dentro da local. O acidente, na Província de Henan, evidencia a falta de segurança das minas chinesas, palco de constantes acidentes.
Vinte feridos foram hospitalizados, quatro em estado grave. A maior parte dos mineiros morreu por intoxicação de gases tóxicos liberados com a explosão. "A possibilidade de encontrar com vida os que ainda estão presos é ínfima", disse o subdiretor da Administração de Segurança no Trabalho, Sun Huashan. Mais de mil pessoas participam das equipes de resgate na mina de Daping.
Cerca de 450 trabalhadores estavam no local no momento da explosão, pois era a hora da mudança de turno do pessoal. O governo chinês enviou uma delegação de especialistas para investigar as causas do acidente.
A indústria mineira da China é a maior do mundo, mas também a mais perigosa.
Um relatório oficial sobre segurança industrial apresentado ontem afirma que 4.153 pessoas morreram em incêndios, alagamentos, explosões e outros acidentes dentro das minas de carvão chinesas nos primeiros nove meses deste ano. Segundo o documento, apesar de ainda alto, o número de mortos caiu 13% em relação ao mesmo período do ano passado.


Texto Anterior: Ovelha negra: Príncipe Harry agride fotógrafo em Londres
Próximo Texto: Ameaça nuclear: UE faz proposta ao Irã, mas Teerã deve recusar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.