São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPASSE NUCLEAR

Rússia veta sanções que pretendam enfraquecer Irã

DA REDAÇÃO

A Rússia não deixará que o Conselho de Segurança da ONU seja usado para punir o Irã de forma a favorecer a mudança de regime em Teerã, advertiu ontem o ministro do Exterior russo, Sergey Lavrov. A advertência foi feita no mesmo dia em que a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou a Moscou para encontros com Lavrov e o presidente Vladimir Putin.
Os programas nucleares do Irã e da Coréia do Norte, que explodiu sua primeira bomba atômica há duas semanas, são os temas da visita. Rice, que estava em Pequim, disse não acreditar na promessa norte-coreana de suspender seus testes nucleares. A promessa foi feita a um enviado chinês a Pyongyang.
Segundo Rice, o fato de o Conselho de Segurança (CS) ter respondido ao teste norte-coreano com a imposição de sanções torna mais fácil que a mesma medida seja adotada contra o Irã, que não cumpriu o prazo imposto pelo CS para suspender o enriquecimento de urânio. Teerã nega que seu programa nuclear tenha objetivo militar.


Texto Anterior: "Big Brother" intimida infrator britânico
Próximo Texto: Colômbia: Suspensão de negociações é criticada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.