São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Cúpula internacional no Egito discute o futuro iraquiano

Eleição é marcada para 30 de janeiro

DA REDAÇÃO

O Iraque escolheu o dia 30 de janeiro para a sua primeira eleição democrática em décadas, apesar de a violência no país ter se intensificado nos últimos dias, aumentando o temor que o pleito não seja realizado na data prevista.
A data da eleição será um dos temas que serão discutidos em uma cúpula de chanceleres de 20 países que começa hoje em Sharm el Sheikh, no Egito, para discutir o futuro do Iraque. Entre os participantes estará o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell.
Segundo o cronograma iraquiano, a votação deveria ocorrer no fim de janeiro para um Parlamento de transição que escolherá o novo governo e elaborará uma nova Constituição para o país.
O anúncio da data foi feito pelo porta-voz do governo Farid Ayar.
A maioria xiita do Iraque -que era oprimida durante a ditadura de Saddam Hussein- espera que a eleição ocorra na data prevista para cimentar a sua influência.
Porém muitos sunitas querem que a eleição seja adiada e ameaçam com boicote caso o pleito ocorra na data marcada. Áreas sunitas se transformaram no principal campo de batalha do Iraque envolvendo tropas dos EUA e insurgentes.
O premiê Iyad Allawi promete combater os rebeldes para que a votação possa ocorrer. Ontem um primo do primeiro-ministro foi solto por militantes. Ele havia sido seqüestrado no dia 9.
Em uma localidade a 60 km de Fallujah, insurgentes atacaram um grupo da Guarda Nacional iraquiana, matando nove iraquianos e ferindo 17. Os mortos foram antes capturados, colocados em uma fila e executados.
Em Mossul, os corpos de três homens mortos por insurgentes foram vistos estirados nas ruas, um dia depois de as forças americanas descobrirem os cadáveres de nove soldados iraquianos.
Os 12 corpos tinham marcas de tiro na nuca. Quatro corpos decapitados foram encontrados na cidade na semana passada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tragédia: Avião cai na China e mata os 53 que estavam a bordo
Próximo Texto: Missão no Caribe: Haiti votará em 2005, diz enviado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.