São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Manifestantes pró-Morales protestam contra o Senado

DA REDAÇÃO

Cerca de 10 mil manifestantes percorreram ontem os 12 km entre a cidade de El Alto e a capital boliviana, La Paz, para defender o presidente Evo Morales. A manifestação ocorreu dois dias depois de os governadores dos departamentos de Beni, Pando, Tarija e Santa Cruz, todos oposicionistas, convocarem à "resistência civil" contra o governo.
Os governadores acusam Morales de tolher a autonomia de seus departamentos ao propor a instituição de um auxílio financeiro para os idosos com parte do dinheiro que seria repassado aos governos departamentais.
A manifestação de ontem, além de defender o benefício para os maiores de 60 anos, protestava contra a atuação do Senado. Dominada pela maioria oposicionista, a Casa tem sido acusada de travar os projetos de lei do governo aprovados pela Câmara.
Os embates entre o governo e a oposição têm se refletido também na paralisação da Assembléia Constituinte, que já dura três meses. Ontem foi suspensa, pela oitava vez, uma tentativa de reunir os constituintes.
Um dos principais motivos para a suspensão da Constituinte é a disputa entre grupos que querem que a cidade de Sucre volte a ser a capital plena do país e grupos que defendem La Paz como sede dos Três Poderes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Barraco na TV: Deputada bate em jornalista na Venezuela
Próximo Texto: Ex-porta-voz acusa Bush no caso Plame
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.