São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neve afeta transportes nos EUA e na Europa

Trem entre França e Reino Unido seguia paralisado, e diversos aeroportos cancelaram voos por causa do mau tempo

Segundo a Anac, até ontem viajantes do Brasil haviam sido prejudicados por um voo cancelado no sábado, entre São Paulo e Nova York


DA REDAÇÃO

As fortes tempestades de neve no hemisfério Norte provocaram caos nos transportes aéreos e ferroviários ontem, afetando milhares de viajantes na Europa e nos EUA.
Na costa leste americana, após um fim de semana de recorde de nevascas, aviões ainda operavam com algum atraso, recuperando-se do excesso de passageiros, do cancelamento de 1.200 voos em Nova York e arredores e do fechamento de estradas. Muitas escolas e negócios mantiveram as portas fechadas ontem, ante a dificuldade de locomoção.
Na Europa, os problemas foram ainda maiores. O trem que liga o Reino Unido à França teve seu serviço interrompido ontem pelo terceiro dia consecutivo e só voltaria a funcionar parcialmente hoje, após testes.
A Eurostar, empresa responsável pelo serviço, culpou a neve pela pane nos trens -que deixou 2.500 passageiros presos por até 16 horas no túnel do canal da Mancha na sexta-feira. Estima-se que outras 40 mil pessoas tenham sido afetadas pela paralisação do serviço.
Irritado, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ordenou ao responsável pelos serviços ferroviários do país que as falhas, "inaceitáveis para os viajantes, não voltem a ocorrer".
Também na França, cerca de 20% dos voos do aeroporto Charles de Gaulle foram cancelados ontem. Problemas semelhantes ocorreram em Amsterdã e Frankfurt. Em Londres, os aeroportos Gatwick e Luton passaram horas fechados.
Na Espanha, oito trens que ligam Barcelona, Málaga, Sevilha e Madri foram interrompidos. O aeroporto internacional de Barajas cancelou 297 voos.

Passageiros brasileiros
A assessoria de imprensa da companhia aérea espanhola Iberia não soube informar se, entre os voos cancelados em Barajas, algum tinha o Brasil como origem ou destino. A recomendação é, no site da empresa (www.iberia.com/br, link Gestão de Reservas), verificar os horários dos voos.
Os escritórios brasileiros das demais empresas aéreas que voam ao hemisfério Norte disseram que os voos que vinham ou partiam do Brasil operavam normalmente até ontem (a reportagem não conseguiu falar com a TAP e a Continental).
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o mau tempo só provocara o cancelamento de um voo brasileiro, o 0120 da Delta, de Guarulhos para Nova York, no sábado, afetando 216 passageiros (leia texto nesta página). Segundo a agência, consultas sobre eventuais cancelamentos devem ser feitas com as companhias aéreas, e passageiros prejudicados têm direito ao reembolso total do valor da passagem, a ser pago até 30 dias após sua solicitação.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Relator da ONU quer asilo do Brasil a preso de Guantánamo
Próximo Texto: Mau tempo em Nova York impede voo de brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.