São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Protestos põem pressão sobre premiê da Tunísia

Mohamed Ghannouchi já promete abandonar a política após eleições

Polícia, que agiu como força para Ben Ali, une-se pela primeira vez aos cidadãos que querem o fim de partido poderoso

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro interino da Tunísia, Mohamed Ghannouchi, prometeu abandonar a política após as eleições. A declaração foi dada em entrevista a uma emissora tunisiana, na noite de anteontem.
Aliado-chave do ex-ditador Zine el Abidine Ben Ali, que abandonou o país sob protestos na semana passada, Ghannouchi tenta convencer os manifestantes que tomam as ruas da capital, Túnis, de que as mudanças no país são concretas.
Ontem, novos protestos foram feitos, agora com a adesão da polícia, que, no regime Ben Ali, funcionava como força repressora.
Junto ao governo de transição, o premiê anunciou eleições livres para o país dentro de seis meses, mas a data permanece indefinida.
Ghannouchi se desvinculou do partido do ditador, afirmando que o governo interino precisa de "mãos limpas". Contudo, o premiê também frisou a importância de políticos experientes para a transição.
Quatro ministros foram forçados nessa semana a abandonar o cargo logo após assumirem, numa tentativa de eliminar do governo políticos do período do ditador e acalmar a oposição.
Mais de 30 membros da família do ditador deposto foram presos.
O governo interino prometeu libertar todos os prisioneiros políticos da época do regime e legalizar grupos políticos até então proibidos.
Pelo menos 78 pessoas foram mortas desde o começo dos protestos, em dezembro.
A comoção na Tunísia segue repercutindo no mundo árabe. Ontem, na vizinha Argélia, opositores do governo entraram em confronto com a polícia. Na Mauritânia e na Arábia Saudita, dois homens morreram após colocarem fogo no próprio corpo.


Texto Anterior: Cúpula sino-americana favoreceu chineses
Próximo Texto: Haiti: Políticos fazem ato para anular eleição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.