São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMIGRAÇÃO ILEGAL

Brasileiros detidos nos EUA devem voltar em até 15 dias

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os 40 brasileiros presos quando tentavam ingressar nos EUA confinados em um caminhão-baú devem retornar ao país em até 15 dias. A estimativa é do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Especialista em migração, ele faz o prognóstico com base na legislação americana, segundo a qual os brasileiros, presos no domingo de Carnaval, encaixam-se na condição de "indocumentados". Depois de ouvidos pela polícia local, eles serão deportados imediatamente.
Barreto condena a prisão de imigrantes ilegais. Na ONU, no final do ano passado, ele defendeu que o tema fosse tratado na área de direitos humanos.
Quando retornarem ao Brasil, os deportados serão ouvidos pela Polícia Federal. "Mas não para acusá-los. Eles são vítimas. São vítimas de seus sonhos por uma vida melhor, vítimas de organizações criminosas", diz.
Segundo Barreto, hoje 3,5 milhões de brasileiros vivem no exterior. A maior parte deles (1,2 milhão) nos EUA. O número total pode chegar a 4 milhões, se computados os ilegais.


Texto Anterior: Última morada: Ex-coelhinha será sepultada nas Bahamas
Próximo Texto: Ex-chefe da inteligência colombiana é preso por ligação com "Paragate'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.