São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

ARGENTINA

Personalidades pagam publicação de uma nota no "New York Times"

Economistas dão apoio a Cavallo

DA REDAÇÃO

Um grupo de 75 economistas, autoridades e acadêmicos -entre eles, 5 Prêmios Nobel de Economia- publicou no jornal "The New York Times" um anúncio de apoio ao ex-ministro da economia da Argentina Domingo Cavallo, 55, preso desde o mês passado sob a acusação de contrabando de armas.
Os ex-presidentes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Persio Arida e Edmar Bacha estão entre os signatários.
A nota pede ao governo argentino que "assegure que a causa de Cavallo seja tratada da maneira mais rápida, justa e imparcial".
A mulher do ex-ministro, Sonia, agradeceu a nota e disse que a mensagem tratava Cavallo "pelo que ele realmente é: uma pessoa de integridade". Sonia afirmou que a prisão do marido se deve à crise financeira por que passa o país e à busca de um bode expiatório.
Economista formado em Harvard, Cavallo tornou-se "queridinho de Wall Street" quando, no começo dos anos 1990, patrocinou a paridade do peso com o dólar e levou a Argentina a altas taxas de crescimento.
Entre os signatários, destacam-se ainda: os Prêmios Nobel de Economia Paul Samuelson, Robert Solo, Robert Lucas, Franco Modigliani e Robert Mundell; o ex-presidente do Fed (Banco Central dos EUA) Paul Volcker; e o economista Jeffrey Sachs.

Caso criminal
O processo se refere a vendas ilegais de armas para a Croácia e o Equador de 1991 a 1995, época em que Cavallo era ministro da Economia durante o governo do peronista Carlos Menem. Cavallo foi também ministro do presidente Fernando de la Rúa (UCR).
Ele foi uma das autoridades a assinar permissões de exportação de armas para Panamá e Venezuela, os quais acabaram sendo "pontes" para a Croácia, que estava sob embargo da ONU, e para o Equador, no momento em que a Argentina era mediadora no conflito do país com o Peru.



Texto Anterior: América Latina: Farc fazem ameaças a eleitores no sul da Colômbia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.