São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

NOBREZA EUROPÉIA

Noivos homenageiam as 191 vítimas do atentado terrorista de 11 de março último, ocorrido em Madri

Príncipe herdeiro da Espanha se casa com plebéia

DA REDAÇÃO

O herdeiro do trono espanhol, o príncipe Felipe, casou-se ontem com a ex-apresentadora de TV Letizia Ortiz em uma cerimônia que ganhou uma simbologia especial depois do atentado terrorista em Madri, ocorrido há pouco mais de dois meses.
A chuva torrencial que começou quando Letizia entrou na catedral de Almudena, em Madri, não desanimou as milhares de pessoas que tentavam ver o casal ou assistir à cerimônia em telões instalados no centro da capital espanhola. O casamento foi transmitido pela TV para 1 bilhão de pessoas.
Letizia, agora princesa de Astúrias, é uma divorciada de 31 anos que era uma estrela em ascensão nos telejornais espanhóis. A futura rainha da Espanha usou um vestido ajustado com decote em V e uma cauda com 4,5 metros.
Na cabeça, ela colocou a mesma tiara de diamante e platina que havia sido usada pela rainha Sofia em seu casamento com o rei Juan Carlos em Atenas, em 1962. O príncipe de Astúrias, 36, usou uniforme militar.
Os 1.400 convidados para o casamento incluíram o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o príncipe Charles (britânico) e membros da realeza européia, do Oriente Médio e do Japão.
O casamento foi celebrado na mesma catedral onde, em 24 de março, fora realizado o funeral público para as 191 pessoas que morreram nos atentados de 11 de março. O esquema de segurança para o casamento foi descrito como o mais rigoroso desde que Madri sediou uma conferência de paz em 1991. Havia cerca de 20 mil policiais nas ruas, e caças e aviões da Otan monitoravam os céus.
O cortejo real foi para outra igreja onde, segundo a tradição, a noiva ofereceu seu buquê para a Virgem de Atocha. No caminho, os noivos passaram pelo bosque criado em homenagem às vítimas e deixaram uma coroa de flores.
O último casamento real em Madri ocorreu em 1906 e foi alvo de um atentado. Afonso 13, bisavó de Felipe, e a noiva, Victoria Eugenia, sobreviveram.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sexualidade: Homem criado como mulher vira herói
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.