São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIÁRIO DE TEERÃ

Sérgio Dávila

BEST-SELLER 1
"Ahmadinejad, o Milagre do Terceiro Milênio" é o título do livro que Fatemeh Rajabi irá lançar nos próximos dias, uma biografia muito autorizada do presidente iraniano. A autora vem a ser a mulher do chefe do gabinete presidencial, Gholam-Hussein Elham, o equivalente do cargo que José Dirceu ocupou um dia.

BEST-SELLER 2
A imprensa local ainda não leu o livro, mas já gostou.

LÁ VEM O BRASIL 1
Há cerca de 60 brasileiros e brasileiras vivendo no Irã, pelas contas da Embaixada. Quatro trabalham na Petrobrás, dois na Volkswagen, um é gerente internacional da Benetton -mais suas famílias. Os outros estão espalhados pelo país, com predominância de mulheres de ascendência japonesa que se casaram com iranianos.

LÁ VEM O BRASIL 2
É que o Japão tinha um programa de prorrogar o visto de trabalho de iranianos que se casassem com cidadãs japonesas legalizadas. Muitas brasileiras vivendo naquele país preenchiam os requisitos. Vencido o visto, mudaram-se para o país-natal dos novos maridos.

"CÔLEO" 1
Paulo Coelho (que os iranianos pronunciam "côleo"), tão famoso quanto Ronaldinho num país que é fanático por futebol, é notícia dia sim, dia não na imprensa local. Repercutiu ontem aqui o que ele teria falado à imprensa russa, de que se arrependeu de vender os direitos de seu livro "O Alquimista" ao estúdio americano Warner Brothers.

"CÔLEO" 2
"O Alquimista" está à venda por centavos de dólar nos quiosques em frente ao Bazar, no centro de Teerã, em versões piratas. Instada a opinar, uma leitora diz que acha o estilo do brasileiro igual ao das fábulas árabes, mas "mais simples".

"MOUSE RUG"
Nos internet cafés, a onda são os "mouse pads" feitos de mínimos tapetes persas.


Texto Anterior: Renegociação e retirada são opções da Petrobras
Próximo Texto: Bombardeio dos EUA mata 17 civis, diz governo afegão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.