São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAIXA DE GAZA

Israel diz que premiê palestino pode se tornar alvo de ataques

DA REDAÇÃO

O vice-ministro da Defesa de Israel, Efraim Sneh, disse ontem que o premiê palestino, Ismail Haniyeh, poderia se tornar alvo de ataques israelenses, chamando os líderes políticos do grupo extremista Hamas de "terroristas de terno" e dizendo que "não há imunidade" para eles.
As ameaças de Sneh foram seguidas por ataques israelenses a dois campos do Hamas, que destruíram um edifício usado pela Força Executiva, milícia privada do grupo. Ao menos dez palestinos e dois israelenses ficaram feridos durante os ataques de ontem na região. Desde a semana passada, mais de 40 palestinos morreram devido a ataques israelenses em resposta aos foguetes lançados por palestinos em Sderot. Anteontem, os confrontos fizeram a primeira vítima civil israelense.
Mushier al Masri, deputado do Hamas, afirmou que "as ameaças israelenses de atacar líderes do Hamas, especialmente Haniyeh, nos abrem a porta para usarmos qualquer método para nos defendermos". "Qualquer agressão a Haniyeh ou a qualquer líder do Hamas significaria uma mudança nas regras do jogo, e [Israel] deve estar pronto para pagar um preço sem precedentes", disse Sami Zuhri, representante do grupo.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA pediu a Israel que pese as conseqüências de suas ações.
Israel anunciou também que prendeu em Belém 20 militantes do Jihad Islâmico, grupo extremista palestino.
Ontem, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, do Fatah, viajou a Gaza para uma reunião com Haniyeh, adiada no último minuto por motivos de segurança. Abbas e Haniyeh deviam discutir os conflitos internos entre Fatah e Hamas, que deixaram 50 mortos até o anúncio de trégua no último domingo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA atacam vantagem comercial chinesa
Próximo Texto: Turquia: Atentado a bomba mata ao menos 6 e fere 80 em Ancara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.