São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente vai reduzir tarifas telefônicas

DE CARACAS

O presidente Hugo Chávez prometeu ontem diminuir em 20% algumas tarifas telefônicas cobradas pela recém-estatizada Cantv, a maior empresa de telecomunicações do país. As medidas foram anunciadas em cadeia nacional de rádio e televisão, durante a cerimônia de posse da nova diretoria.
As redução para ligações dos celulares da Movilnet, subsidiária da Cantv, será dividida em duas partes, nos meses de junho e agosto. Chávez também anunciou a diminuição da tarifa de ligações de telefones fixos para celulares, mas não informou quando ocorrerá.
O presidente venezuelano disse ainda que, nos próximos 18 meses, o número de assinaturas de telefones fixos da Cantv, que controla esse segmento, passará de 2,7 milhões para 3,9 milhões. A população do país é de cerca de 26 milhões de habitantes. Outra novidade da nova Cantv será a criação de uma tarifa social para famílias pobres, que entrará em vigor a partir do ano que vem.
"As famílias que receberão esses benefícios verão suas tarifas diminuídas em 10% para chamadas locais, e se incluirá a maior quantidade possível de famílias. Também se reduzirá em 15% a tarifa de longa distancia nacional, e exoneraremos do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) essa tarifa residencial social", disse Chávez.
Outra meta anunciada foi a presença da Cantv em todas as escolas do país até o final do ano que vem, embora não tenha especificado como se dará essa atuação. Chávez disse ainda que, neste ano, 5.200 escolas terão pelo menos três computadores conectados à internet.
A Cantv, além das telefonias fixa e celular, tem ainda participação importante como provedora de internet. O governo agora controla 86,21% das ações da empresa, até recentemente administrada pela gigante americana Verizon, que se retirou completamente do negócio.
De acordo com Chávez, a Cantv "não será como antes, de um Estado capitalista. Agora, daremos um salto; ela não buscará só lucro econômico mas também o social, e servirá a todos os venezuelanos".
"Agora a Cantv, com esses anúncios, está começando a se parecer com uma empresa socialista, porque a nacionalizamos depois de tantos anos [foi privatizada em 1991] e nunca mais será como foi antes", afirmou.
O novo slogan da empresa é "Cantv movimenta a fibra nacional", em logo acompanhado das cores da bandeira venezuelana.
A Cantv faz parte de uma série de nacionalizações promovidas por Chávez após o início do seu terceiro mandato, em janeiro. As estatizações incluem ainda empresas elétricas e o controle acionário da exploração petroleira da faixa do Orinoco. (FM)


Texto Anterior: No ar: TV da Alba operará a partir de 2 de junho
Próximo Texto: Questão nuclear: EUA farão protesto formal contra chefe da AIEA por Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.