São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Contundente, resultado pode obrigar Zapatero a antecipar pleito

CLÓVIS ROSSI
COLUNISTA DA FOLHA

O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) sofreu tão contundente derrota nas eleições autonômicas e municipais de ontem que parece pouco razoável que o presidente do governo, José Luis Rodríguez Zapatero, possa se manter no cargo até março, mês em que se realizariam, em circunstâncias normais, as eleições nacionais, por mais que ele próprio tenha negado a hipótese de antecipar o pleito.
Afinal, todos os 35 milhões de eleitores foram chamados às urnas e apenas 28% deles, pouco mais ou menos, deram seu voto ao partido do governo. A oposição conservadora, representada pelo PP (Partido Popular), recebeu cerca de dez pontos percentuais a mais.
Para se ter uma ideia comparativa do tamanho do desastre, basta saber que a maior vantagem do PP sobre o PSOE, em pleito do gênero, fora de apenas 4,5 pontos percentuais, no já remoto ano de 1995.
Além dos números globais, há elementos simbólicos que humilham ainda os socialistas: o PSOE perdeu, pela primeira vez na história da democracia, a Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha e também, após 32 anos, a Prefeitura de Barcelona e, depois de 12 anos, a de Sevilha.
Some-se à histórica derrota dos socialistas o nascimento de um movimento espontâneo de protesto que, embora seja crítico em relação a políticos de todas as cores, tem evidentemente um certo ar de esquerda. O que significa que será, em tese, um concorrente do PSOE se conseguir manter-se na cena política e midiática, como promete.
Outro ponto relevante do pleito foi o segundo lugar obtido no País Basco pela coalizão Bildu (Reunir), na primeira vez em muitos anos em que um grupo independentista é autorizado a competir pelo voto. Parece uma evidência de que permanece forte o sentimento pró-independência, mas com rejeição da violência para alcançá-la, como defende Bildu.


Texto Anterior: Socialistas sofrem derrota histórica em eleições na Espanha
Próximo Texto: Ataque a base no Paquistão mata ao menos 5
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.