São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EUA

Bush suspende verba de US$ 34 mi programa da ONU para planejamento familiar
O governo americano cancelou um pagamento de US$ 34 milhões comprometido com o programa da ONU para planejamento familiar, um organismo acusado pelos grupos conservadores de tolerar abortos e esterilizações forçadas na China.
Membros do governo de George W. Bush, do Congresso e de grupos de interesse que monitoram o assunto disseram no fim de semana terem sido informados de que a decisão é final.
Um funcionário do governo, falando em condição de anonimato, disse que um anúncio oficial deve ser feito hoje pelo Departamento de Estado, mas afirmou que a data ainda pode ser alterada.
Funcionários da Casa Branca disseram em conversas privadas que ativistas conservadores vêm pressionando há meses o governo a provar as credenciais antiaborto de Bush negando permanentemente verbas para o Fundo das Nações Unidas para a População.
O fundo ajuda os países a lidar com saúde reprodutiva e sexual, planejamento familiar e estratégias populacionais.
Os ativistas conservadores apoiaram Bush em sua campanha à Presidência, e os assessores políticos da Casa Branca têm se dedicado a atendê-los para manter seu apoio político, dizem analistas.
Mais de uma dúzia de funcionários do governo, dentro e fora da Casa Branca, se negaram a comentar o assunto ou não retornaram as ligações ontem, deixando incertas as razões para a decisão.



Texto Anterior: Rússia: Conflito na Tchetchênia matou quase 18 mil em menos de 3 anos
Próximo Texto: É Natal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.