São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ESPANHA

Aznar é acusado de dar US$ 2 mi por medalha
O ex-premiê espanhol José María Aznar é acusado de ter pago, por meio da Chancelaria, US$ 2 milhões a um escritório de advocacia para receber a Medalha de Ouro do Congresso americano, segundo disse ontem uma rádio espanhola. De acordo com a rádio, o ministério assinou um contrato com o escritório de advocacia americano Piper Rudnick três meses antes da eleição de março -que tirou Aznar do poder-, para obter assinaturas de congressistas para a entrega da medalha. A ex-chanceler Ana Palacio admitiu o pagamento, mas disse que foi legal e que a idéia era promover as relações com os EUA, não ajudar Aznar. Líderes do Partido Socialista, no poder, pedem uma investigação e possível ressarcimento.
Aznar, aliado dos EUA na Guerra do Iraque, ainda não recebeu a medalha -a maior honraria do Congresso dos EUA-, dada ao premiê britânico, Tony Blair, em 2003.


Texto Anterior: Tragédia: Descarrilamento de trem mata 36, e Turquia não descarta sabotagem
Próximo Texto: EUA: Câmara aprova medida contra casamento gay
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.