UOL


São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Dizendo-se a caminho de evento sobre a banda, o grupo não soube dizer quem era Yoko Ono

Beatles fazem Londres expulsar 6 brasileiros

DA REDAÇÃO

Um grupo de seis jovens brasileiros foi impedido anteontem de entrar no Reino Unido por ter sido incapaz de responder perguntas rudimentares sobre os Beatles, feitas por agentes do serviço local de imigração.
Eles integravam uma excursão de 72 passageiros que chegou a Heathrow, um dos aeroportos londrinos, em vôo procedente do Rio. Disseram ter como destino o Festival Mathew Street, organizado em Liverpool para lembrar a banda britânica.
Temendo tratar-se de imigrantes que tentavam entrar ilegalmente no país, policiais que falavam português submeteram os suspeitos a um rápido teste sobre os conhecidos músicos.
Segundo Bill Heckle, organizador do festival, os suspeitos não souberam dizer quem era Yoko Ono, a viúva de John Lenon, e também se Ringo Starr ainda estava vivo. Ele está.
Sob a suspeita de serem imigrantes ilegais e não admiradores dos Beatles, os seis brasileiros, cuja identidade não foi revelada, foram forçados a reembarcar, antes mesmo de completar os procedimentos de desembarque.
Um porta-voz do Ministério do Interior confirmou ontem a expulsão. "Não discutiremos casos individuais, mas é óbvio que qualquer pessoa que tente atravessar nossas fronteiras deva satisfazer as regras que forem impostas por nossos agentes", disse ao jornal "The Independent".
Integrantes da excursão ouvidos pela Associated Press qualificaram o procedimento de "ridículo e deprimente". Uma passageira disse que os jovens queriam muito mais passear pelo Reino Unido e acompanhar o desempenho de bandas brasileiras programadas para o festival.
Os demais participantes da excursão conseguiram desembarcar normalmente e tomaram o rumo de Liverpool.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Vale-tudo: Auschwitz se torna "suvenir"
Próximo Texto: Panorâmica - Diplomacia: Vice venezuelano critica declarações de Uribe
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.