São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após prisões, Israel indicia o líder do Parlamento palestino

DA REDAÇÃO

O presidente do Parlamento palestino, Abdel Aziz Duaik, membro do Hamas, foi levado ontem a uma corte militar israelense e indiciado por "participação em organização ilegal". Ele é o mais graduado membro do Hamas dos mais de 30 presos por Israel a ser indiciado.
Duaik disse não aceitar a autoridade da corte. "É um julgamento político, e eu não o reconheço", disse. "Sou uma autoridade eleita."
A audiência ocorreu na prisão de Ofer, nos arredores de Ramallah, na Cisjordânia.
A advogada israelense Leah Tsemel, que freqüentemente defende palestinos, disse que a pena máxima é de dez anos de prisão. Há uma nova audiência marcada para o dia 31.
Desde o seqüestro do cabo israelense Gilat Shalit por milícias islâmicas no último dia 25 de junho, Israel voltou a atacar os territórios ocupados e passou a prender integrantes do gabinete e parlamentares palestinos que sejam membros do Hamas, grupo terrorista que conquistou o controle do Parlamento nas eleições do início do ano. O governo palestino acusa Israel de tentar solapar as tentativas de negociar uma coalizão com o Fatah, partido do presidente Mahmoud Abbas.
Israel também impôs um boicote financeiro sobre a Autoridade Nacional Palestina.
Com isso, desde que o Hamas assumiu o poder, em março, os cerca de 165 mil servidores públicos palestinos estão sem receber salário. Ontem, professores e outros funcionários do governo anunciaram uma greve a partir do próximo dia 2, quando começa o ano escolar. A expectativa é de que 80 mil parem.
Também ontem, soldados israelenses mataram três membros do Jihad Islâmico e feriram outros palestinos em combates na faixa de Gaza. Os militantes, segundo o Exército, se aproximaram da fronteira de Israel "de modo suspeito".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Anistia aponta ataques a civis deliberados
Próximo Texto: Chávez busca investimentos na China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.