São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS UNIDOS

Texas executa 400º condenado desde volta da pena de morte

DA REDAÇÃO

O Estado norte-americano do Texas executou ontem seu 400º condenado desde 1982, ano em que voltou a vigorar em seu território a pena de morte.
Johnny Ray Conner, 32, foi morto por meio de injeção letal na cidade de Huntsville. Conner foi condenado à morte pelo assassinato, em 1998, da proprietária de uma loja de conveniência de Houston.
Na tentativa de impedir a execução de Conner, a União Européia, que não permite a pena de morte nos 27 países que a compõem, fez um apelo ao governador do Estado, Rick Perry. "Nós respeitamos nossos amigos na Europa, nós apreciamos seus investimentos em nosso Estado e seu interesse por nossa legislação, mas os texanos sabem como governar o Texas", respondeu Robert Black, porta-voz de Perry.
Dos 50 Estados dos EUA, 38 passaram a adotar a pena de morte desde que, em 1976, a Suprema Corte do país autorizou seu retorno. Mas o Texas, onde há mais 14 execuções programadas para este ano, já executou pelo menos o quadruplo de condenados executados em qualquer outro dos 37 Estados. Ao todo, 1.092 pessoas foram executadas nos EUA desde 1976.


Texto Anterior: Paquistão: Presidente teria que deixar a farda para se aliar à oposição
Próximo Texto: Furacão: Dean atinge o México pela segunda vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.