São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA NA ESPANHA

Turbina não causou acidente da Spanair, indica vídeo

DA REDAÇÃO

Ao contrário do que disseram testemunhas, a turbina do MD-82 da Spanair que caiu na última quarta-feira não explodiu no ar, segundo relatos sobre o vídeo do aeroporto de Barajas que registrou o acidente. Para a agência de aviação civil espanhola, uma combinação de fatores causou a tragédia.
De acordo com Paulino Rivero, governador das ilhas Canárias, o avião percorreu toda a pista antes de tentar a decolagem, mas não obteve a altura esperada e precipitou-se à direita. Rivero, que não viu as imagens, atribuiu o relato, corroborado pela imprensa, ao presidente de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
Manuel Bautista, diretor-geral de Aviação Civil da Espanha, disse em entrevista que eventual falha em uma das turbinas não teria sido suficiente para derrubar o MD-82, projetado para voar com apenas uma delas se necessário. "Um conjunto de fatores provavelmente causou o acidente", disse.
A importância para o acidente do aquecimento acima do normal detectado em uma peça próxima à cabine, que atrasou a decolagem, ainda depende de investigações. Para alguns especialistas, é nula, mas Bautista não descarta a possibilidade.
As duas caixas-pretas do avião, que contêm dados técnicos e gravações de conversas na cabine, foram encontradas, mas uma foi avariada. De acordo com Bautista, para quem é cedo para dizer se houve falha humana, a investigação pode durar meses.
O acidente no vôo JK 5022 foi o mais grave em 25 anos na Espanha e, até ontem, havia deixado 153 mortos e 19 feridos -três deles em estado muito grave.
Ontem, o corpo da única vítima brasileira, Ronaldo Gomes Silva, foi identificado por impressões digitais.

Com agências internacionais e Folha Online



Texto Anterior: Congresso derruba "Lei da Selva" no Peru
Próximo Texto: Justiça internacional: Sudão traz a Brasília lobby contra indiciamento de Bashir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.