São Paulo, terça-feira, 23 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Perto da capital, cidade vive euforia após combates

SAMY ADGHIRNI
ENVIADO ESPECIAL A ZAWIYA (LÍBIA)

Considerada a última trincheira de Muammar Gaddafi antes da chegada dos rebeldes líbios a Trípoli, a cidade de Zawiya vive um clima de euforia, apesar de evidenciar marcas dos intensos combates ali travados na semana passada.
A derrota das tropas do ditador da Líbia em Zawiya, que fica a 50 km de Trípoli, foi chave para o avanço final dos rebeldes até a capital.
Sede de uma refinaria de petróleo estratégica para o abastecimento do país, a cidade apresenta um cenário de destruição, com fachada de lojas e casas danificadas.
Os violentos combates se estenderam até a última terça-feira, quando os rebeldes anunciaram que haviam tomado completamente o controle a cidade.
Cartuchos de metralhadora e de foguetes Katyusha espalhados pelo chão, tanques destruídos nas ruas e postes derrubados compõem o cenário de guerra.
Entulhos e pedaços de metal amontoados servem de barricadas e são usadas pelos rebeldes para controlar o trânsito em todas as vias. Apesar de os rebeldes já terem o controle total de Zawiya, as ruas continuam cheias de combatentes. A maioria são jovens que usam camisetas e chapéus com as cores da bandeira dos rebeldes: vermelho, preto e verde.

BUZINAÇO
"Acabou! Graça a Deus acabou! Agora só falta Trípoli e logo estaremos livres de vez de Gaddafi", diz o rebelde que se identificou à reportagem apenas com Ahmed.
Durante a madrugada, quando a Folha chegou à cidade, vários carros percorriam as ruas fazendo buzinaços com o pisca alerta ligado. A reportagem viu até ambulâncias com as portas escancaradas tocando música nacionalista em alto volume. A refinaria de petróleo de Zawiya, cuja tomada foi considerada estratégica para enfraquecer de vez o governo de Gaddafi, permanece vigiada por rebeldes armados com fuzis e metralhadoras.


Texto Anterior: Trípoli: Mídia mundial está cercada em hotel
Próximo Texto: Clóvis Rossi: A Líbia inspira algum otimismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.