São Paulo, Quinta-feira, 23 de Setembro de 1999
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Falta de trem e metrô é entrave em SP

da Redação

Um movimento como o que ocorreu ontem em Paris e em outras cidades européias não é viável em São Paulo porque a cidade não possui a mesma extensão de malha metroviária e ferroviária.
A opinião é de Roberto Scaringella, diretor do INST (Instituto Nacional da Segurança no Trânsito). "O paulistano depende muito mais do transporte de superfície (carro e ônibus) do que o parisiense", diz. São Paulo tem 49 km de metrô, contra 200 km de Paris.
Para ele, os países descobrem que é preciso lidar com a demanda de transporte coletivo, e não só com a oferta. "As novas iniciativas pedem uma mudança de comportamento, não investimentos."
O diretor do INST diz que a solução para o trânsito paulistano está na criação de pedágios espalhados pela cidade.
A última pesquisa de origem e destino, conduzida em 97 pela prefeitura, indica que, dos 30 milhões de deslocamentos diários na Grande São Paulo, um terço é de pedestres que se mantêm próximos de casa, dispensando o carro.
Marcos Bicalho, diretor-superintendente da ANTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), afirma que a iniciativa de ontem na Europa é consequência do incentivo aos transportes públicos nos países europeus. "No Brasil, o governo ainda incentiva a produção e o uso do carro."


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