São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2008

Texto Anterior | Índice

JAPÃO

Taro Aso obtém liderança de partido e será o novo premiê

DO "FINANCIAL TIMES", EM TÓQUIO

O ex-chefe da diplomacia japonesa Taro Aso, 68, foi eleito ontem para a presidência do PLD (Partido Liberal Democrático), o que o qualifica para se tornar primeiro-ministro já amanhã, quando a Câmara dos Deputados se reúne para escolher o sucessor de Yasuo Fukuda.
Ortodoxo em economia e conservador na política, Aso derrotou Kaoru Yosano, ministro da Economia, e Yuriko Koike, a primeira mulher que disputava a liderança do PLD e a chefia do governo.
Fukuda renunciou ao cargo depois de menos de um ano, em razão da queda violenta de sua popularidade e da obstrução de seus projetos no Senado, onde a oposição é majoritária.
Aso deve dissolver a Câmara dos Deputados e convocar legislativas. Antes disso, no entanto, tentará aprovar uma emenda ao Orçamento que prevê gastos equivalentes a US$ 17 bilhões, que cobrirão isenções fiscais destinadas a estimular o crescimento econômico.
As pesquisas por enquanto indicam, em caso de legislativas, o favoritismo da principal agremiação da oposição, o Partido Democrático do Japão, de Ichiro Ozawa.
Aso é o autor de um best-seller político, "Tremendo Japão", em que prega um país próspero e forte que seja capaz de influenciar correntes democráticas na Ásia e no Leste Europeu. Ele nega, no entanto, que pretenda ocupar espaços diplomáticos que pertencem à China e à Rússia, que têm nas regiões suas esferas de influência.


Texto Anterior: Comissão lista a Garzón 143.353 nomes de desaparecidos na Espanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.