São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EQUADOR

"Congressinho" de transição tem primeira sessão

DA REDAÇÃO

Foi inaugurado ontem em Quito o "Congressinho", responsável pela transição instituída pela nova Carta do Equador, aprovada no dia 28 de setembro e oficialmente em vigor desde segunda-feira. O órgão provisório será formado pelos 130 membros da Assembléia Constituinte que redigiram o texto entre novembro de 2007 e julho último, mas 9 opositores renunciaram.
Os congressistas deverão convocar eleições gerais para janeiro, decidir quem integrará a Comissão Legislativa -que atuará como Parlamento até o pleito- e designar juízes provisórios para o Conselho Nacional Eleitoral e o Tribunal Contencioso Eleitoral.
Entre os que renunciaram está o ex-presidente constituinte Alberto Acosta, que rompeu com o presidente Rafael Correa. Também ontem, os 31 juízes da Corte Suprema de Justiça deixaram a instância para permitir a criação da nova Corte Nacional de Justiça.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Após novas mortes, indígenas obtêm adesões na Colômbia
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Reta final: McCain faz da Pensilvânia tábua de salvação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.