São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RELIGIÃO

Consumismo excessivo ameaça o espírito natalino, afirma o papa João Paulo 2º
O papa João Paulo 2º afirmou ontem, em sua mensagem natalina na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que o consumo excessivo ameaça o verdadeiro espírito de Natal. Citando a crença católica de que Jesus Cristo nasceu numa manjedoura simples, ele disse que as publicidades relativas à data mostram hoje a cena com muito mais luxo, minando a essência da celebração.
"A bela tradição de trocar presentes no seio da família e entre amigos está ameaçada por uma certa mentalidade de consumo e corre o risco de perder a sua autenticidade", disse.
"Na verdade, esse costume é melhor compreendido como consequência do fato de que Jesus foi um presente de Deus para a humanidade, o que deveria ser refletido em nossos presentes durante as festividades."
Segundo ele, é muito mais importante que as pessoas mostrem o verdadeiro espírito de Natal dando calor e solidariedade para os necessitados.
João Paulo 2º, que celebrará seu 25º Natal como papa, disse esperar que "as condições indispensáveis" para um Natal espiritual "são, antes de tudo, o recolhimento e a oração".


Texto Anterior: Argentina: Grupo peronista quer lançar Duhalde como candidato
Próximo Texto: "Eixo do mal": Ministro russo visita Irã para acordo nuclear
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.